9 de dezembro de 2020

Dia Internacional de Combate à Corrupção

Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção, data fundamental no calendário mundial das organizações e de toda sociedade civil, quando todos são convidados à refletirem suas condutas, a partir de ações individuais que geram impacto no coletivo. A Corrupção está presente na lavagem de dinheiro, na ocultação de bens, no uso de informações […]

Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção, data fundamental no calendário mundial das organizações e de toda sociedade civil, quando todos são convidados à refletirem suas condutas, a partir de ações individuais que geram impacto no coletivo.

A Corrupção está presente na lavagem de dinheiro, na ocultação de bens, no uso de informações privilegiadas, no favorecimento de fornecedores, no pagamento/recebimento de propina e suborno, no conflito de interesses, dentre tantas outras situações que geram impacto negativo direto nos diversos setores da sociedade, afetando a confiança das nossas partes interessadas.

Em nosso negócio, para prevenir a utilização do regime de previdência complementar fechada para a prática dos crimes de “lavagem” ou de ocultação de bens, direitos e valores, a PREVIC publicou a Instrução Previc n° 34, de 28 de Outubro de 2020. Este normativo tem como objetivo o aperfeiçoamento das regras e o alinhamento com os demais órgãos de supervisão, bem como o atendimento às diretrizes de organismos nacionais e internacionais que tratam do tema, em especial a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI).

Na construção de um cenário de transparência nos negócios, e reconhecendo a necessidade de sermos agentes transformadores em prol da ética, a Néos manifesta a importância desta data no seu calendário de atividades, com a convicção de ser uma Entidade comprometida com o combate à corrupção de quaisquer naturezas.

Neste mês, em especial, a Néos inaugura seu Programa de Integridade, composto de normativos expressos e organizados, assim como treinamentos e conscientização de reforço à ética. Esses conjunto de normas reflete os princípios orientadores da Entidade, sua forma de atuar e disponibilidade à todos os interessados, através do Código de Ética e Conduta, sempre buscando orientar, coibir e disciplinar práticas em desacordo com sua Missão, Visão e Valores.

Ainda em Dezembro, entrará em operação o “Canal de Integridade”, independente e confidencial, representando uma ponte de diálogo com os Participantes, Assistidos, Patrocinadores, Colaboradores, terceiros, e todos com os quais a Entidade se relaciona. O Canal de Integridade da Néos é um espaço para esclarecer dúvidas e relatar práticas em desacordo com as orientações do Código de Ética.

Na convicção do seu engajamento no combate à corrupção, a Governança da Entidade apoia e se compromete diretamente com as normas internas, investindo em ações de prevenção, detecção e resposta.

Seja qual for o ambiente em que atua, o combate à corrupção tem início quando se reflete sobre as próprias condutas. E você? O que tem feito para impedir que a corrupção se estabeleça na sociedade?


Confira o Código de Ética e Conduta da Néos

Notícias relacionadas

-->