21 de julho de 2021

Migração – Perguntas Frequentes

O que é a migração? R.: A migração é uma transferência de recursos do Plano de origem (Plano CD BA, Plano CD PE, Plano CD RN) do Participante (incluindo Autopatrocinado, Vinculado) Assistido (incluindo Pensionista, Beneficiário), para outro plano de benefícios – Plano CD Néos. Se migrar, os recursos acumulados no plano de origem serão transferidos […]

O que é a migração?

R.: A migração é uma transferência de recursos do Plano de origem (Plano CD BA, Plano CD PE, Plano CD RN) do Participante (incluindo Autopatrocinado, Vinculado) Assistido (incluindo Pensionista, Beneficiário), para outro plano de benefícios – Plano CD Néos.

Se migrar, os recursos acumulados no plano de origem serão transferidos e utilizados conforme as regras do regulamento do Plano CD Néos.

Quem pode realizar a migração?

R.: Todos os Participantes e Assistidos dos Planos CDs (BA, PE e RN).

Posso migrar para o Plano Néos CD?

R.: Sim, caso seu Plano seja CD também.

Sou obrigado(a) a migrar?

R.: É importante ressaltar que a migração é voluntária e só ocorrerá durante o período de 26/07 a 24/10/21. Os Participantes ou Assistidos que não optarem pela migração permanecerão sob as regras e condições do Plano de origem (Planos CD BA, PE ou RN).

Com a migração o tempo de vínculo com a Entidade zera?

R.: Você não perde o tempo de vínculo com a Entidade. E para efeito de resgate continua contando o tempo de vínculo com a Patrocinadora.

Quando será feita a efetivação da transferência do patrimônio, ou seja, da reserva matemática do Participante ou Assistido para o novo Plano?

R.: A transferência de Patrimônio para o Plano CD Néos, bem como as regras destes só serão efetivadas após o prazo final da migração. 

Em caso de migração, como fica a tributação do meu plano?

Será possibilitada uma nova opção de tributação, excepcionalmente para a migração. Veja na prática como fica a sua Tributação.

Em caso de migração, o que acontece com o meu Perfil de Investimento?
Você optará por um dos perfis de investimento disponíveis do Plano CD Néos, que são: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Ciclo de Vida. Veja abaixo qual perfil Néos equivale ao perfil do seu atual plano.

Quais as vantagens de migrar para o Plano CD Néos?

R.: É importante verificar as características do seu Plano de origem bem como as do Plano CD Néos. O Plano CD Néos oferece menor tempo de carência de resgate da Parte Patrocinadora, em caso de desligamento, bem como ausência de taxa de administração para Participantes com vínculo com a Patrocinadora e Assistidos. Fique ligado nas nossas comunicações para verificar todos os detalhes da migração.

Como realizar a migração do meu plano?
A partir de 26/07, Basta acessar o site da Néos, clicar no banner da migração e ingressar na área restrita onde estará disponível o link para inclusão da sua solicitação de migração.

Depois de migrar, posso desistir e voltar para meu antigo plano?

R.: Não, a migração de planos é definitiva, e após a transferência da Reserva Matemática, não podendo ser retroagida, posteriormente.


Qual o prazo para decidir sobre a migração?

Será possível realizar a solicitação de migração diretamente em nosso site, durante o período de 90 dias, de 26/07 a 24/10/21.


Não consigo solicitar a migração do meu plano pelo aplicativo/portal, o que eu faço?
R: Nesse caso, basta procurar a Néos em um de nossos canais oficiais ou pelo e-mail migracao@neosprevidencia.com.br  para que possamos identificar o problema e lhe auxiliar na resolução.


O que vai ocorrer com quem perder o prazo para realizar a migração?
Caso não consiga se manifestar dentro do prazo previsto para a migração, será mantido o seu plano atual.

Como fica a contribuição básica mensal no novo plano?
A Contribuição Básica de Participante corresponderá ao resultado obtido com o somatório das seguintes parcelas:

a) 2,75% (dois vírgula setenta e cinco por cento) sobre a parcela do Salário Real de Contribuição inferior ou igual a 1 (uma) Unidade de Referência;

b) 9,5% (nove vírgula cinco por cento) sobre a parcela do Salário Real de Contribuição que exceder a 1 (uma) Unidade de Referência.

Podendo optar pelos percentuais de contribuição de 100%, 90%, 80%, 70%, 60% ou 50% do valor apurado.

Clique aqui e confira no Simulador quanto será sua contribuição para o Plano CD Néos.

Estou pagando prestação de empréstimo pelo meu plano. Como fica a situação com a migração?
Seu contrato de empréstimo também será migrado e permanecerá sendo descontado na mesma modalidade contratada no plano de origem.

Posso migrar todas as minhas reservas para o plano CD?

Sim, caso seu plano atual também seja do tipo CD (BA, PE e RN).

Como serão as regras para a minha aposentadoria no plano CD Néos?

Seu benefício de aposentadoria será conforme as carências abaixo:

  1. Benefício por aposentadoria normal
  2. No mínimo, 62 (sessenta e dois) anos de idade
  3. No mínimo, 5 (cinco) anos de Tempo de Serviço
  4. No mínimo, 3 (três) anos de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP
  • Benefício por aposentadoria antecipada
  • No mínimo, 50 (cinquenta) anos de idade
  • No mínimo, 5 (cinco) anos de Tempo de Serviço
  • No mínimo, 3 (três) anos de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP
  • Benefício por entrada em invalidez
  • Mediante apresentação de carta de concessão de aposentadoria por invalidez permanente, emitida pelo INSS

Quando houver a transferência da reserva matemática todo Assistido poderá fazer a opção pelo resgate de 25% do montante da reserva?

R.: Sim, a migração do Assistido é considerada como uma nova concessão de benefício, logo todos eles terão direito ao saque no limite de 25% da sua Reserva Matemática.

-->