Home > Plano BD RN

PLANOS

BD RN

  • VANTAGENS
  • COMO ADERIR
  • CARACTERÍSTICAS
  • INSTITUTOS
  • BENEFÍCIOS
  • DOCUMENTOS LEGAIS
  • EMPRÉSTIMOS
  • PAGAMENTOS
  • A principal vantagem do Plano é oferecer benefícios vitalícios que são ajustados anualmente de acordo com as regras previstas no regulamento do Plano.
  • O valor das contribuições, que tem como objetivo custear os benefícios, incidem sobre o Salário Real de contribuição (SRC) ¹e a Patrocinadora contribui com o mesmo valor. A rentabilidade dos investimentos também é adicionada neste fundo, ou seja, os rendimentos obtidos com as aplicações financeiras realizadas com os recursos do plano são incorporados ao montante da reserva.

¹ Salário Real de Contribuição (SRC) - Valor sobre o qual incide os percentuais de contribuição para o plano. No caso dos Participantes Ativos, o cálculo considera a soma do salário base e outros proventos, respeitando as observações constantes nos itens da Seção V do regulamento do plano. Já para os Assistidos, o Salário Real de Contribuição corresponderá ao valor do benefício mensal que estiver recebendo da Néos, incluindo a Suplementação de Abono Anual, que será considerada isoladamente para efeito de aplicação das taxas de contribuição para o Plano.

O Plano BD RN está fechado para novas adesões desde 1999. Aos Participantes e Assistidos deste plano, contribuições e pagamento de benefícios continuam ocorrendo normalmente.

O Plano de Benefícios Definidos - BD, fechado para novas adesões desde 1999, tem caráter mutualista, ou seja, Participante e Patrocinadora contribuem para um mesmo fundo, formando uma reserva de poupança previdenciária coletiva. Tem como principais características:

  • O recebimento do benefício é vitalício e baseado nas regras estabelecidas pelo regulamento.
  • O reajuste do Benefício é anual atualizado pelo INPC.

O Plano BD RN está fechado para novas adesões desde 1999 e não há mais Participantes elegíveis para Institutos.

O Plano BD oferece uma série de benefícios aos seus Participantes. Confira abaixo pouco sobre eles e quais os requisitos necessários para alcançá-los. Ressaltamos que para fazer opção por qualquer uma das opções a seguir, é necessário além de cumprir os requisitos, estar desligado da Patrocinadora.

  • Complementação de aposentadoria por invalidez
    A complementação de aposentadoria por invalidez será concedida ao Participante durante o período em que lhe seja mantida a aposentadoria pela Previdência Social. Excetuando-se os casos de invalidez resultantes de acidente e os casos em que a aposentadoria por invalidez concedida pela Previdência Social não exija nenhuma carência de contribuição, a complementação de aposentadoria por invalidez só será paga aos Participantes que tiverem efetuado um mínimo de 12 (doze) contribuições, contadas a partir da última admissão como Participante.
  • Complementação de aposentadoria por tempo de serviço
    A complementação de aposentadoria por tempo de serviço será devida ao Participante a partir dos 55 anos de idade, durante o tempo em que seja mantida a aposentadoria por tempo de serviço pela Previdência Social, e só será suspensa por morte do Participante, suspensão ou cancelamento dessa aposentadoria, desde que ele tenha, pelo menos, 30 anos de contribuição para a Previdência Social, se do sexo masculino, ou 25 anos de contribuição para a Previdência Social, se do sexo feminino.
  • Complementação de aposentadoria por idade
    A complementação de aposentadoria por idade será devida ao participante durante tempo em que seja mantida a aposentadoria por idade pela Previdência Social, e cancelada por sua morte. A concessão da complementação por idade estará sujeita à uma carência de 10 (dez) anos de filiação ao Plano para os Participantes Fundadores e a partir de 15 (quinze) anos de filiação ao Plano para os demais participantes, contados a partir da última admissão como participante.
  • Complementação de aposentadoria especial
    A complementação de aposentadoria especial será paga ao participante desde que lhe tenha sido concedida, pela Previdência Social, a aposentadoria especial e possua pelo menos 53 (cinquenta e três), 51 (cinquenta e um) e 49 (quarenta e nove) anos de idade, conforme o tempo exigido pela Previdência Social tenha sido de 25 (vinte e cinco), 20 (vinte) e 15 (quinze) anos.
  • Complementação de pensão
    A complementação de pensão será concedida aos beneficiários do participante que vier a falecer, durante o período que lhe seja mantida a pensão pela Previdência Social. A complementação de pensão consistirá numa renda mensal equivalente a 50% (cinquenta por cento) mais 10% (dez por cento) por beneficiário até o máximo de 5 (cinco) da complementação de aposentadoria que o participante percebia por força deste Regulamento, ou daquela a que teria direito, se na data do falecimento fosse aposentado por invalidez pela Previdência Social.
  • Complementação de abono anual
    A complementação de abono anual será paga ao participante assistido e ao pensionista na mesma época em que for concedido o abono anual pela Previdência Social. A complementação de abono anual consistirá numa prestação pecuniária de pagamento único, correspondente a um doze avos da complementação devida em dezembro por mês de complementação, recebida ao longo do respectivo ano.

RELATÓRIOS ANUAIS

Consulte a norma ou simule o seu empréstimo utilizando o acesso restrito do seu plano neste site. Clique aqui e acesse agora!