Com o intuito de fortalecer o sistema de previdência complementar e construir soluções, e novidades para o futuro dos Participantes e Assistidos, representantes da Néos estão presentes nas Comissões Técnicas da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
As Comissões operam com o objetivo de debater, trocar ideias e experiências, além de aprofundar e amadurecer assuntos importantes na área de previdência.
De acordo com o Gerente de Planejamento e Pesquisa da Néos, Cleiton Pires, os grupos de discussões da Abrapp, como o Comitê de Sustentabilidade e a Comissão Técnica de Investimentos, são importantes para a evolução e desenvolvimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. “São ambientes nos quais as entidades trocam experiência e pensam no futuro da previdência complementar”, conta.
“No Comitê de Sustentabilidade buscamos integrar na gestão das EFPC’s, as questões voltadas ao meio ambiente, ao social e de governança, por entendermos que a sustentabilidade do negócio ao longo prazo é benéfica para todas as nossas partes interessadas. Junto do Comitê, estamos focando este ano para o Social, “S” do ASG, com alguns eventos como o do dia 15/03, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Desenvolvemos o Guia de Equidade de Gênero e Raça, além de junto com as Comissões de Investimentos da Abrapp, criamos critérios para avaliarmos os ativos e gestores no que tange ao ASG”, diz, Cleiton.
Cleiton também informa sobre o seu papel na Comissão Técnica de Investimentos. “Ser coordenador de um grupo tão experiente é um privilégio. A Comissão é um lugar também onde discutimos sobre as melhores práticas na gestão de investimentos e o que tem de novas oportunidades. Além disso, temos toda a questão legal que precisa ser cumprida por nós e que vem passando por muitas mudanças nos últimos anos. Atualmente, estamos analisando os impactos da Resolução CVM 175, que vai mudar a estrutura dos fundos de investimentos. Adicionalmente, estamos realizando discussões em conjunto com as demais comissões de investimentos para propor ajustes na Resolução CMN 4.994/22”, comunica.
Confira abaixo os integrantes que participam das Comissões e as suas funções:
Cleiton Pires (Gerente de Planejamento e Pesquisa) – Coordenador da Comissão Técnica Nordeste de Investimentos e membro da Comissão de Sustentabilidade
Mariana Amado (Gerente de Relacionamento e Comunicação Institucional) – Coordenadora da Comissão Técnica Nordeste de Vendas de Planos Previdenciários e membro da Comissão Técnica Nordeste de Estratégias e Criação de Valor
Selina Petersen (Gerente Contábil) – Membro Técnica Nordeste da Comissão de Contabilidade
Euclides Silva (Gerente Jurídico) – Membro da Comissão Técnica Nordeste de Assuntos Jurídicos
Alexsandro Santana (Gerente de Risco, Controle e Compliance) – Membro da Comissão Técnica Nordeste de Governança e Riscos, e Membro da Comissão Técnica Nordeste Ad Hoc’s