25 de março de 2020

Descubra se existe idade ideal para começar a investir em previdência

Quanto mais cedo, melhor. A maioria dos especialistas afirma que antecipar os investimentos na previdência é o melhor plano para quem deseja um futuro mais tranquilo. É que muito se fala sobre planejar a vida financeira e aplicar o dinheiro para ter mais tranquilidade na fase idosa, só que o assunto ainda gera dúvidas devido […]

Quanto mais cedo, melhor. A maioria dos especialistas afirma que antecipar os investimentos na previdência é o melhor plano para quem deseja um futuro mais tranquilo. É que muito se fala sobre planejar a vida financeira e aplicar o dinheiro para ter mais tranquilidade na fase idosa, só que o assunto ainda gera dúvidas devido a variação nas taxas de rendimento. Por isso, o ideal é saber que precaução nunca é demais. Ainda mais se tratando de previdência.

A oportunidade de investir na previdência, geralmente esquecida pelos mais jovens, deve ser olhada com mais carinho. Afinal quanto mais cedo se começa a colaborar, mais tempo irá contar para o período necessário de contribuição. Portanto, o mais indicado é que – desde o primeiro salário – se comece a pensar no futuro.

No caso de optar pela previdência complementar, o ideal também é começar a contribuir o quanto antes e pagar parcelas até menores. Para desfrutar de um recurso adicional no futuro, a pessoa deve fazer contribuições para o plano (período de acumulação), sendo estas aplicadas no mercado financeiro (rentabilizadas) e o saldo acumulado poderá ser resgatado ou sacado integralmente ou mensalmente como uma aposentadoria ou pensão – dependendo do que constar no regulamento de benefícios.

A antecipação é o segredo. É pensando nisso que o conselho sobre se adiantar e fazer planejamentos prévios para a previdência se torna tão imprescindível. Seja para aproveitar o tempo e aprender novas atividades, investir ou até empreender, o importante é curtir o direito de parar de prestar serviço e olhar mais para si.

Artigos relacionados



Linkedin


Facebook


Instagram

-->