16 de novembro de 2020

Consumo consciente na educação financeira

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de educação financeira. É quando você encontra o equilíbrio entre a satisfação das necessidades pessoais e o impacto do seu consumo no seu bolso, então é muito importante que você reflita sobre suas reais necessidades e tente consumir menos. […]

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de educação financeira. É quando você encontra o equilíbrio entre a satisfação das necessidades pessoais e o impacto do seu consumo no seu bolso, então é muito importante que você reflita sobre suas reais necessidades e tente consumir menos.

O ideal é você planejar suas compras, o importante é comprar menos, mas com qualidade. Nunca deixe de avaliar o impacto que cada compra não programada pode vir a afetar o seu orçamento e busque sempre a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços ofertados pelo mercado.

Em casa tente recuperar algo que você acha que não serve mais, pois é muito melhor reutilizar algo que você pode consertar ou mesmo transformar, do que já sair comprando outro novo. Use o seu crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações e só faça dívidas se ela trouxer melhorias em sua qualidade de vida.

Faça reciclagem do seu lixo em casa, reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos. E outra coisa muito importante, use água e energia com consciência, pois além de economizar no fim do mês, você estará preservando o meio ambiente.

Fonte: Portal Educação

Notícias relacionadas

-->