9 de dezembro de 2021

9 de Dezembro – Dia Internacional de Combate à Corrupção

No dia 09 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional de Combate à Corrupção, data instituída no calendário mundial, quando todos são convidados à refletirem suas condutas, a partir de ações individuais que geram impacto no mundo. Afetando diariamente a vida das pessoas, a corrupção impede o acesso a recursos e oportunidades e destrói a confiança […]

No dia 09 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional de Combate à Corrupção, data instituída no calendário mundial, quando todos são convidados à refletirem suas condutas, a partir de ações individuais que geram impacto no mundo.

Afetando diariamente a vida das pessoas, a corrupção impede o acesso a recursos e oportunidades e destrói a confiança nas instituições públicas, frustrando o propósito de construir um mundo melhor. É necessário quebrar a cultura da corrupção, ajudando e garantindo o estabelecimento de instituições públicas fortes e confiáveis.

A Corrupção presente na lavagem de dinheiro, ocultação de bens no uso de informações privilegiadas, no favorecimento de fornecedores, no pagamento de propina e suborno, no conflito de interesses, dentre tantos outros riscos de corrupção que geram um impacto negativo afetando a confiança das nossas partes interessadas.

Para prevenir a utilização do regime de previdência complementar fechada para a prática dos crimes de “lavagem” ou de ocultação de bens, direitos e valores, o Conselho Deliberativo da NÉOS aprovou, no último dia 25 de Novembro, a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. O normativo consolida os princípios e diretrizes da NÉOS para a prevenção à lavagem de dinheiro ao financiamento ao terrorismo, além de orientações sobre os procedimentos e controles internos voltados a evitar ou coibir crimes desta natureza, de acordo com a legislação e regulamentação vigente e as melhores práticas de mercado.

Também possuímos Políticas específicas que tratam de atividades que apresentam risco de integridade, com a finalidade de apoiar os nossos Colaboradores e Parceiros de Negócios, dentre elas estão:

Política Anticorrupção
• Política de Brindes e Presentes
• Política de Conflito de Interesses
• Política de Segurança da Informação

O nosso Canal de Integridade, externo e sigiloso, está disponível em nosso site, sendo considerado uma ponte de diálogo com nossos Patrocinadores, Colaboradores, Participantes, Assistidos, prestadores de serviços e todos com os quais a NÉOS se relaciona para tirar dúvidas, relatar práticas em desacordo com as nossas orientações de comportamento de ética, o que nos fará investigar e dar resposta adequada e de acordo com os nossos princípios.

Vamos juntos no combate à corrupção em todas as suas formas!

-->