Home > Plano CD RN

PLANOS

CD RN

  • VANTAGENS
  • COMO ADERIR
  • CARACTERÍSTICAS
  • INSTITUTOS
  • BENEFÍCIOS
  • PUBLICAÇÕES
  • DOCUMENTOS LEGAIS
  • EMPRÉSTIMOS
  • PAGAMENTOS
  • Paridade sobre as contribuições realizadas, ou seja, a cada contribuição básica realizada pelo Participante, a Patrocinadora fará uma contribuição de igual valor.
  • Dedução tributária das contribuições feitas pelo Participante ao plano até o limite de 12% da sua renda bruta anual.
  • O plano também permite que o Participante escolha um Perfil de Investimento e decida a melhor forma de alocar e rentabilizar os recursos da sua reserva de poupança individual, uma vez que cada Participante possui características diferentes, tais como: idade, quanto tempo falta para se aposentar, planos para o futuro, tolerância a risco, dentre outros aspectos.
  • Benefício de aposentadoria programada.

O Plano CD RN está fechado para novas adesões desde 01/10/2020. Aos Participantes e Assistidos deste plano, contribuições e pagamento de benefícios continuam ocorrendo normalmente.

  • Neste plano, a reserva previdenciária é individualizada, tanto na fase de formação de poupança, quanto no momento do recebimento do benefício.
  • Este plano é chamado de Contribuição Definida porque no momento da filiação do Participante fica definido o valor que ele e o Patrocinador vão contribuir mensalmente.
  • O benefício de aposentadoria programada é calculado em função do saldo existente na reserva individual de cada Participante, no momento do requerimento do benefício.
  • Concessão do benefício independe do INSS (exceto em caso de invalidez).
  • As contribuições, do Participante e do Patrocinador, acrescidas das rentabilidades mensais, formam a reserva matemática do Participante no Plano Previdenciário. Esse montante será o suporte para o pagamento dos benefícios, quando o Participante reunir as condições para se aposentar.
Ao se desligar do Grupo Neoenergia, o Participante do Plano CD RN pode optar por continuar com o seu plano de previdência ou realizar o saque, através dos Institutos disponíveis. Conheça-os abaixo:
  • AUTOPATROCÍNIO: Permite que o Participante continue inscrito no Plano, desde que ainda não tenha preenchido as condições para o recebimento do benefício da aposentadoria normal. O Participante, além de manter a contribuição básica, assumirá os custos que ficavam a cargo da Patrocinadora, que são: taxa administrativa, taxa de risco e contribuição da Patrocinador. Desta forma, o Participante preservará o seu plano exatamente como era antes de se desligar e continuará aumentando a sua reserva até atingir a elegibilidade para aposentadoria, podendo também optar pelos Instituto de Resgate, BPD ou Portabilidade a qualquer momento. Também poderá optar pelo Instituto do Autopatrocínio aquele participante que sofrer perda total ou parcial da remuneração que compõe o seu Salário Real de Contribuição (SRC), de acordo com o Regulamento do Plano CD.
  • BPD (BENEFÍCIO PROPORCIONAL DIFERIDO)*: Ao optar pelo BPD, o Participante deixa de contribuir com o Plano CD RN e sua reserva ficará sendo renumerada mensalmente pela cota do plano. Porém, o custeio administrativo será deduzido do seu patrimônio. Nesta opção, é possível fazer contribuições voluntárias para aumentar sua reserva. Também é possível fazer o Resgate ou a Portabilidade do recurso a qualquer momento, desde que ainda não esteja em gozo do benefício.
  • PORTABILIDADE: A portabilidade dá ao Participante o direito de transferir a sua reserva para outra Entidade de Previdência Complementar, ou sociedade seguradora autorizada a operar planos de benefícios de caráter previdenciário. Os participante que optaram anteriormente pelo Autopatrocínio ou pelo BPD podem solicitar a Portabilidade a qualquer momento. Ao optar pela Portabilidade, o Participante cessará o seu vínculo com o Plano CD RN.
  • RESGATE*: Ao optar pelo resgate, o Participante pode resgatar todas as suas contribuições devidamente atualizadas, em parcela única ou em até 60 meses. Com relação às contribuições da Patrocinadora, ficarão sujeitas a algumas carências exigidas pelo plano. Ao fazer a opção pelo resgate o seu vínculo com o Plano CD RN é extinto.
*Apenas para Participantes com no mínimo 3 anos de vínculo empregatício com a patrocinadora

PARA OS PARTICIPANTES

a) Benefício por aposentadoria normal 

Consiste no pagamento de renda certa mensal, para os Participantes que preencherem os seguintes requisitos:

  • 60 meses de filiação no Plano CD;
  • 55 anos de idade;*
  • Cessão de vínculo empregatício com a Patrocinadora.

* A idade mínima de 55 anos de idade, poderá ser reduzida para 50 anos, por opção do Participante, sendo o seu benefício proporcional a sua reserva constituída até a data do requerimento; Os Participantes oriundos do Plano de Origem (Plano BD) ficam dispensados de cumprir tal carência, ou seja, não haverá idade mínima para se aposentar.

b) Benefício de Pecúlio por Invalidez do Participante:

Consiste no pagamento único de valor igual a 13/12 (treze doze avos) da Contribuição Real Média Mensal (CRMM), multiplicada pelo número de meses que, por ocasião da entrada em invalidez, faltavam para o Participante completar 62 (sessenta e dois) anos de idade. Para recebimento, o Participante deverá cumprir as seguintes exigências:

  • 12 meses de filiação no Plano CD;*
  • Concessão de aposentadoria por invalidez pela Previdência Social.
  •  

* Em caso de concessão de aposentadoria por invalidez decorrente de acidente, o participante ficará dispensado de cumprir tal carência.

c) Benefício Especial por Invalidez:

Mediante concessão do correspondente benefício pela Previdência Social, os Participantes enquadrados como Participante Especial e aqueles que optaram pelo Instituto do Benefício Proporcional Diferido farão jus ao recebimento do Benefício Especial por Invalidez, consistente no Saldo da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder, Subconta Participante e Subconta Patrocinador, independente do tempo de inscrição no Plano CD.

 

PARA OS BENEFICIÁRIOS

a) Benefício de Pecúlio por Morte do Participante:

Consiste no pagamento único de valor igual a 13/12 (treze doze avos) da Contribuição Real Média Mensal (CRMM), multiplicada pelo número de meses que, na data do seu falecimento, faltavam para o participante completar 62 (sessenta e dois) anos de idade.

b) Benefício por Morte do Assistido:

Ocorrendo o falecimento do assistido em gozo do benefício de Aposentaria Normal, seus beneficiários farão jus ao recebimento do Benefício por morte do assistido, correspondente ao saldo remanescente da sua reserva.

c) Benefício Especial por Morte do Participante:

Na hipótese de falecimento do Participante enquadrado como Participante Especial ou que optou pelo Instituto do Benefício Proporcional Diferido, seus Beneficiários farão jus ao recebimento do Benefício Especial por Morte do Participante, consistente no Saldo da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder, Subconta Participante e Subconta Patrocinador, independente do tempo de inscrição no Plano CD.

RELATÓRIOS ANUAIS

Consulte a norma ou simule o seu empréstimo utilizando o acesso restrito do seu plano neste site. Clique aqui e acesse agora!